#HypeArtists – Emmanuelle Moureaux

As cores são o principal subject da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux. Vivendo em Tóquio desde 1996, ela se mudou para lá depois de uma viagem à cidade que despertou uma paixão pelas ruas hipnotizantes da capital do Japão.

emmanuelle moureaux

“Em resposta à experiência inesquecível de cores e camadas em Tóquio, criei meu conceito de design”, ela explica em seu site. As luzes, superfícies tridimensionais e intensidade de efeitos visuais que a fizeram mudar de país também serviram de inspiração para um conceito inventado por ela, o shikiri, expressão que nasceu da fusão de dois ideogramas japoneses e significa dividir espaços usando cores.

emmanuelle moureaux

E as cores, vibrantes, usadas de forma lúdica e sem moderação, se tornaram uma marca registrada. Manipulando com sensibilidade uma variedade de tons para compor um ideia, o desejo de Emmanuelle Moureaux é emocionar com o colorido, e essa jornada vem sendo explorada em projetos tão diferentes quanto criativos, como as agências do Sugamo Shinkin Bank, a creche infantil Ropponmat, instalações para marcas como UNIQLO e Issey Miyake e, desde 2011, é ela quem assina o design artístico do sistema de metrô da cidade de Taipei.

emmanuelle moureaux

Uma de suas obras mais recentes, Color of Time marca visualmente a passagem do tempo através das cores. A instalação faz parte de uma série chamada Art and Design encomendada pelo Museu de Arte e Design da cidade de Toyama. Com mais de 100.000 recortes de papel dispostos em túneis com efeito tridimensional, a instalação com 99 tonalidades diferentes foi imaginada para representar as mudanças de cores no céu do nascer do sol ao anoitecer.

“Quero dar emoção através de cores, seja na arquitetura ou em uma peça de arte. Com a minha criação eu quero que as pessoas vejam cores, toquem cores e sintam as cores com seus sentidos. Os efeitos transbordantes delas no espaço mostrarão que as cores podem proporcionar mais do que um espaço, mas um espaço com camadas adicionais de emoção humana” ela explica em seu site.

emmanuelle moureaux

Com quase 30 prêmios em seu currículo, ela é membro da “Tokyo Society of Architects”, “Architectural Institute of Japan” e do “Japan Institute of Architects” e ministra aulas na Tohoku University of Art and Design desde 2008. Se você ficou curioso para conhecer mais sobre essa #HypeArtist e seu trabalho supercriativo, recomendamos acessar o site e o Instagram de Emmanuelle Moureaux o quanto antes!

Fotos: reprodução

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS