#HypeThinking: Female Gaze

Não foi surpresa que “feminismo” foi a palavra do ano eleita pelo dicionário americano Merriam-Webster. Nunca se falou tanto em igualdade de gênero e nunca tanta gente pelo mundo quis provocar uma mudança de atitude e comportamento disseminando esse conceito.

female gaze

Daí surgiu uma força e uma união de mulheres que deram vida a movimentos maiores que seguem ecoando a causa. Um dos mais relevantes é o “female gaze” (ou olhar feminino em bom português), pensado para se opor ao “male gaze”, que até pouco tempo dava as cartas quando o assunto era retratar a mulher como uma figura submissa e objetificada. Para a nossa sorte, e graças a mulheres incríveis que estão construindo sua narrativa e reconquistando sua liberdade de escolha, essa ideia estereotipada do que é ser mulher, na mídia, ou na vida real, está ficando cada vez mais obsoleta.

the beguiled

Muitas delas utilizaram a arte, um campo ainda dominado pelos homens, para se expressarem. Sofia Coppola refilmou o clássico The Beguiled do ponto de vista de uma mulher e levou o prêmio de Melhor Diretora em Cannes. Maria Grazia Chiuri estreou na Dior com uma mensagem empoderadora de que “Todas deveríamos ser feministas” e segue explorando esse conceito nas coleções que assina para a maison francesa. Já a fotógrafa e diretora Petra Collins emprestou seu olhar feminino para colaborações com a Dior, Rihanna e Selena Gomez, e ainda reforçou o statement com o lançamento de seu primeiro livro Coming of Age, uma celebração à figura feminina.

dior female gaze

E antes do ano terminar, a tradicional eleição da personalidade do ano pela revista norte-americana Time escolheu não uma, mas várias mulheres que quebraram o silêncio e se posicionaram contra a cultura do assédio em Hollywood.

female gaze

A mensagem que fica para o final de 2017 e o início de 2018 é que ainda falta um longo caminho para ocuparmos todos os espaços a que nós, mulheres, temos direito. Mas tudo indica que já estamos na direção certa para chegar lá. Feliz 2018!

Fotos: reprodução

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS