#HypeArtists – Uinverso de Nadiuska e Priscila Furtado

Projeto das gêmeas Nadiuska e Priscila Furtado, o Uinverso nasceu em 2013 de uma sintonia única e da vontade de criar arte autoral, com foco em cerâmica e desenhos. Os trabalhos das irmãs refletem seus valores, suas influências artísticas e uma infância rodeada por folclore e arte de rua.

uinverso

O nome Uinverso vem da palavra invertido, e também está relacionado ao “universo na existência física e na perspectiva que cada espécie é um universo inserido em outro”, elas explicam no site do projeto. E assim como nossos universos particulares, o das irmãs está em constante evolução, sempre resultando em criações one of a kind.

O método criativo de Nadiuska e Priscila alterna entre criação e produção, e as ferramentas que elas utilizam nesse processo são variadas, partindo de um simples lápis, passando por tinta, argila, câmera fotográfica e, claro, um computador – que não substitui a dedicação que um trabalho manual exige.

uinverso

Para o Projeto Curadoria, a dupla falou um pouco sobre seu processo criativo. Apesar de trabalharem juntas e dividirem referências, cada uma tem sua maneira particular de criar. Para Priscila, trabalhos autorais são feitos a seu tempo. Ela se guia pelo processo em si e pelos materiais, e usa esses projetos mais pessoais para “aprender, aprimorar técnicas e refletir”. Já Nadiuska contou que, apesar de cada trabalho ter seu ritmo, ela segue um roteiro que passa por pesquisas e rascunhos, ponto de partida para qualquer criação sua.

uinverso

Por serem formadas em design multidisciplinar a Uinverso permite que elas explorem todo seu potencial, seja na cerâmica, na ilustração ou no design gráfico e editorial. As cerâmicas que elas chamam de funcionais e as peças ilustradas são todas feitas à mão, modeladas e esmaltadas por elas. Na loja online e em eventos esporádicos é possível adquirir algumas obras originais da dupla e, se você tiver sorte, experimentos e estudos que fazem parte do acervo pessoal e do universo criativo dessas talentosas irmãs.

uinverso

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS