Review SPFWN42

E é isso hypettes, SPFW acabou! Passou rápido não é mesmo?

E pra garantir que vocês não esqueçam de nenhum detalhe dessa temporada, vamos fazer O resumão completo dos desfiles + tendências que acreditamos que vão aparecer bombando!

Let’s go!

Animale

spfwanimale

Animale abriu a temporada de moda paulistana com um desfile magnífico! Vitorino Campos assinou a coleção inspirando-se na mulher que teve sua infância nos Hamptons, e com isso carrega memórias das flores da região, grafismo das cercas de madeira e os nós marítimos.

Uma silhueta com propósito oversized, que acabou virando a identidade do estilista desde que assumiu o cargo da marca. Contudo, trouxe algo novo com lâmes e brocados, florais típicos da região dos Hamptons estampados e bordados e calças douradas.

À La Garçonne 

alagarconne

Abrindo o segundo dia dos desfiles no MASP, a marca À La Garçonne, dos parceiros Fábio Souza e Alexandre Herchcovitch, apresenta sua segunda coleção com elementos vintages misturados com novos, do militar ao esportivo. #TrendAlert SPORT PARTY!

Criaram uma coleção cool que prevemos que vai virar desejo das it-girls em todo o Brasil. Apresentaram graphic tees, jaquetas de couro pintadas á mão, peças com estampas militar (que bombaram no primeiro desfile, por isso o motivo do retorno) e a identidade da marca mais uma vez presente: as cordas pintadas.

Reinaldo Lourenço

reinaldolourenco

Desfile realizado no Teatro Santander, no Shopping JK para firmar sua nova loja no local, Reinaldo Lourenço apresenta um desfile impecável e completo.

Inspirado em uma viagem pela Suécia, cria mais uma coleção com a sua identidade de marca bem forte.  Retorna com seus grafismos e stripes em quase todas as peças e as cores que estão em todas as coleções: vermelho, preto e branco.

Conseguiu inserir o folclore dos antigos povos da região e campos de trigo do interior do país em peças plissadas trabalhadas em tiras e golas altas #TrendAlert. Conseguiu com o styling do desfile um clima mais cool do que é acostumado, pois misturou elementos atuais como sandália + meia, tricot e claro, a pochete.

Patricia Vieira

patriciavieira

A atmosfera mística, o céu estrelado, as cavernas e os Moai da Ilha de Páscoa inspiraram Patricia Vieira, para criar uma coleção com peças em tons terrosos e metálicos que seguem a cartela de cores Rapa Nui. O laranja das flores das árvores-de-coral, que se destacam em meio aos campos verdes; o cinza-chumbo das rochas; e o azul que praticamente faz do mar uma extensão do céu.

Apresentou também bordados cheios de cristais que lembram as estrelas da noite na região e cortes a laser que imitam pedras vulcânicas. #TrendAlert STARS!

 LAB Fantasma

labfantasma

Parece que Emicida curtiu se aventurar no mundo da moda, pois após desfilar para Casa de Criadores se juntou com João Pimenta e seu irmão Fióti para desfilar sua nova coleção no SPFW!

Foi uma estreia maravilhosa, pois seu casting chamou muita atenção! Algumas personalidades desfilaram para a grife LAB, como Seu Jorge e Ellen Oléria, ganhadora do The Voice Brasil! E mais, tiveram modelos diversos e sem obviedades na passarela, para sair do “padrão” do universo dos desfiles sempre com os mesmos modelos. Teve mulheres e homens negros e gordos, teve poder afro, teve afronta e a rua dominando a passarela!

Agora sobre a coleção, que teve inspiração do mix de influências do Japão com o Brasil e o uso das cores vermelho, preto e branco em destaque. Colocou a arte da rua nas passarelas de onde nasceu, cresceu e se desenvolveu. É o verdadeiro streetstyle! L-A-C-R-E!

Fernanda Yamamoto 

fernandayamamoto

Fernanda se inspirou na cor preta! Como ela é vista em diferentes formas e texturas, focando na construção da roupa em si mas ao mesmo tempo desconstruindo a alfaiataria!

“Partimos da ideia de um fio que vai percorrendo o corpo” disse Fernanda em uma entrevista no backstage do seu desfile na Pinacoteca. A designer usou uma gama de materiais muito grande como couro, tela, renda renascença, gazar de seda e descartes de tecidos da indústria.

Lolitta 

lolitta

Lolita Hannud fez seu desfile na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, para que no final do desfile as pessoas pudessem ir direto para a loja onde as peças já estariam á venda simultaneamente! See now, buy now ao extremo!

Voltou para os anos 90 para criar a coleção e brinca com a logomania em p&b e cores como rosa e verde fluor! Foca sua coleção no beachwear usando faixas para modelar o corpo e saídas de banho de tricô – sua marca registrada – e transparência.

Experimento Nohda

experimentonohda

Lucas Magalhães, Apartamento 03 e PatBô se juntaram para um experimento cheio de volumes e texturas diferentes.

Dividimos em cores – Apartamento: azul; Patrícia: vermelho e Lucas: amarelo – ou misturados como um só como uma forma de criar conexão entre as grifes. Detalhes artesanais, alfaiataria e silhuetas oversized – #TRENDALERT.

Como podemos ver, houve bastante sinergia entre os três envolvidos! Queremos ver mais, sim ou claro?

Abrand

abrand

A diretora Ana Claudia Dias viaja para uma praia deserta em busca de inspiração para a coleção. O resultado: na estamparia – carro-chefe da grife -, listras, desenhos de velas, xadrez e até um cachorrinho Uísque ( “o mascote da estação”) que colorem peças oversized feitas de algodão, moletom e ráfia (em um trabalho que remete à decoração das casas na praia).

Amamos a bolsinha fun e o mocassim que com certeza não será peça desejo somente das cariocas, mas mulheres do Brasil todo!

Lilly Sarti

lillysarti

Se você estava procurando o look perfeito para passar o Réveillon, suas buscas acabaram! Lilly e Renata Sarti fazem a coleção perfeita para as festas de fim de ano, com tecidos fluídos e cintura marcada de cores em tons terra esmaecidos! Cheio de decotes nos ombros – marca registrada da grife.

As peças vão direto para as lojas e para a estreia do e-commerce da marca. Prontas para arrasar na virada?

Iódice

iodice

A mistura de inflências indianas com o punk inspira a nova coleção de inverno da marca. Traz fortemente o uso do veludo molhado, jaquetas esportivas oversized e aplique de tachas e espelhos para enriquecer o look e ficar com a cara da Índia e ao mesmo tempo da cultura punk.

Valdemar traz o clima étnico de Bollywood nas calças e moletons desabados elegantemente e decorados. Se já encomendados agora, a grife promete entregar as peças já em Janeiro! Incrível, não?

Água de Coco

aguadecoco

Em uma coleção que vai muito além do beachwear, Liana Thomaz apresenta maiôs e biquínis inspirados nas Maldivas. Mostra o tropicalismo em estampas e bordados maravilhoso que com certeza serão a bola da vez da temporada!

Já no clima de verão, a grife convida um time de tops para desfilar sua nova coleção: Isabeli Fontana, Caroline Ribeiro, Fernanda Tavares e a lista continua…

Ronaldo Fraga

ronaldo

“As roupas aqui são o de menos, o mais importante são as pessoas.” – com essa frase de impacto Ronaldo explica todo um conceito por traz de seu desfiles. Conhecido por trazer para as passarelas linguagens diferentes dos demais, nessa temporada seu casting foi composto 100% por mulheres trans.

Seu intuído foi ovacionar histórias de superação e resistências dessas e outras mulheres que sofrem com a violência ainda presente em pleno 2016! A mensagem de inclusão e representativadade super dialoga com a situação atual da sociedade, que necessita de mudanças nesse mundo já!

A coleção foi composta por um único vestido em diferentes versões, inspirado no glamour dos anos 1920, 30 e 40, e mostra que mais uma vez nessa temporada não focou nas roupas e sim na necessidade do mundo com mais compreensão e amor! Com isso o estilista prova que as passarelas também são palco para luta!

Não é só moda, é manifesto!

Vitorino Campos

 vitorino

Vitorino apresenta uma coleção de referências “extremamente livres. Fala sobre sexo, amor, Carlos Drummond…” – como ele mesmo diz.

Explora a sexualidade de uma forma sutil e natural, com looks com shapes amplos de lã em contraste com transparência do tule. Brinca com recortes de vestidos com babados e casacos invernais com estampa xadrez.

Sua alfaiataria veio com calças cenoura oversized e coletes alongados e as peças em rosa quartzo ajudando a suavizar a imagem da coleção.

Sua coleção estará à venda a partir do final da temporada de moda, na Cartel 011, em São Paulo.

Amir Slama

amisasla

Amir volta para os anos 80 e cria a coleção Femme Fatale! Seu olhar foi direcionado para os cabarés e traz para a temporada o ar dos fetiches.

Aparece com cores clássicas como o preto e o bege e a – polêmica – asa delta nas mangas da época.

Osklen

osklen

Oskar Metsavaht se inspira no sol, Rio e a bossa moderna para criar sua coleção. O linho em tons queimados ou estampados, com diferentes efeitos e texturas faz par com a sede rústica e a palha de seda, com o neoprene e peças de tule, super leves! O verão mais cool para os amantes da praia!

Algumas peças já estavam disponíveis durante o desfile e a coleção completa estará nas lojas entre Novembro e Janeiro.

Glória Coelho

gloriacoelho

A Escócia, sua iconografia, o filme Coração Valente e os mistérios do Lago Ness – sabe aquele da lenda do monstro? – inspiraram o super elegante inverno da grife de Gloria Coelho. Os recortes são a chave tanto dos casacos quanto dos vestidos, num interessante jogo de encaixes que faz um mix do moderno e o ancestral.

Estamos de olho na versão escocesa da pochete: uma bolsa de cintura inspirada nas que são acopladas aos kilts. Será que essa moda chega até as ruas?

#TRENDALERT nas pochetes em mais uma estação!

Just Kids

justlkids

Juliana Jabour e Karen Fuke unem forças para criar livremente sem compromisso com o calendário, comércio e regras – Just Kids é uma brincadeira com a inicial da dupla! Elas apresentam uma coleção cápsula 100% moletom que já vivaram peças desejo de muitas fashionistas – como não amar?

Composta por somente 10 peças leva ás passarelas o street autêntico que conversa com os desejos das pessoas nos dias atuais. Também convoca um casting com modelos diversos e super cool para enriquecer o conceito desse novo projeto.

Samuel Cirnansck

samuel

Conhecido por seus vestidos de noivas e festas, Samuel sai da sua zona de conforto! Cria uma linha ready-to-wear que vai desde jeans até o beachwear!

Com isso, abre sua segunda marca batizada de SCK, que volta ás origens da época que o designer participava do Mercado Mundo Mix e Doc Dog. A linha conta com calças e jaquetas jeans e vestidos mais curtos e com menos bordados – super diferente da sua marca registrada!

Ratier

ratier

A marca foca no conforto e no luxo como dois aliados! Renato Ratier aposta no street esportivo – marca registrada de sua grife – e brinca com códigos do esporte em peças de alfaiataria em cores pastéis e construídas em tecidos high-tech usado da prática de tecidos!

Levando o “see now, buy now” ao pé da letra, as peças já podiam ser compradas em uma mini loja armada no backstage! Ah, essa moda efêmera!

Helô Rocha

helorocha

O romantismo esta de volta! Helô aparece com vestidos super fluídos e longos com florais tradicionais e leves! Padronagens esmaecidas da mesma família se combinam em patchworks que lembram lenços amarrados sem regra alguma que criam fendas, vazados e pontas soltas.

O artesanato aparece na forma de macramê das artesãs Bia Bender e Mirian Suh e se combina com a alfaiataria numa pegada masculina – opa, olha uma pontinha da tendência do slow fashion aí! #ArtesanatoisBACK

Memo

memo

A marca de roupa de ginástica, foge um pouco do clichê da legging com a ajuda de um styling impecável! Memo faz parceria com a marca Lolitta – que é conhecida pelos tricôs que colam no corpo – e surge o resultado de uma coleção que compõem grafismos geométricos e mix de telas perfuradas, lycra e náilon!

Em sua cartela aparecem cores cítricas combinadas com neutros como o cinza e o famoso, nude. Esse conjunto todo garante que as peças possam ser usadas nas ruas também!

Cotton Project

cottonproject

Cotton Project mostrou “Merchandise Collection”, uma linha injeta punch musical em duas coleções com foco nas camisetas roqueiras – graphic tees SUPER TENDÊNCIA. A apresentação mostrou também mais uma parceria com a Puma, em dois modelos de tênis!

João Pimenta

joaopimenta

João Pimenta se inspirou um pouco na sua amizade com Emicida, pois a trilha sonora do desfile foi rap que já deixou aquela pergunta se na coleção viria uma pegada de streetstyle!

E sim, essa pegada permaneceu na coleção do estilista que adicionou a delicadeza do sportswear#SPORTPARTY again – com regatas, bomber jackets e calças de elástico! Apostando em cores doces e delicadas e recortes estratégicos com plissado e um ar de romantismo!

Coca Cola Jeans

cocacola

Em sintonia com o street oversized – aparecendo mais uma vez nas passarelas – com certeza essa tendência vai bombar nas próximas estações! – a Coca aumentou as silhuetas, encurtou as bainhas e desabou a modelagem levando ás passarelas uma gama de looks jeans rígidos e brutos (como vemos na cena da moda internacional).

Mom jeans com barra assimétrica e desfiada e jaquetas oversized fazem parte dessa coleção desenvolvida por Sasha, filha da apresentadora Xuxa.


Vamos falar da beleza nas passarelas? Elas são tão importantes quanto e também seguem tendências!

As maquiagens dessa edição do #SPFWTransN42, aproveitou do seu prefixo “transformação”,  para trazer as tendências que já estamos acompanhando nas semanas de moda internacionais. E se você, hypette, ama maquiagem, as notícias são animadoras!

Primeiro, podemos dizer um até logo para a beleza natural! O queridinho das últimas temporadas,  deixou o seu know-how das bases cada vez mais tecnológicas e com o aspecto natural – que veio para ficar -, mas ao mesmo tempo observamos nessa temporada o  destaque das pálpebras .

Para nossa felicidade, teve glitter, muito glitter!!!

Como não amar?

 A tendência já tinha iniciado seu burburinho com o lançamento do Lipstick Kit da maravilhosa Pat McGrath e sua boca de glitter. Como não lembrar da incrível Naomi Campbell no VMA?

Palmas pra essa diva!

A Animale mostrou que o glitter não se limita somente para os lábios. Com uma maquiagem leve e destaque para um delineado com glitter colorido e mara.

maquiagemanimale

Fabiana Gomes é o nome por trás da criação!

Mas como usar glitter no dia à dia?

A Osklen deu essa resposta: gloss com um acabamento de glitter bem delicado – que queremos copiar já!

maquiagemosklen

O glittler também apareceu bem caprichado na beleza do desfile da Helô Rocha que trouxe um ilumidado digno – para parecermos um Kardashian na balada!

maquiagemhelorocha

O delineado também foi um grande destaque na beauty dessa temporada! Eles apareceram bem gráficos nos desfiles da Iódice e Lolitta, que causaram inveja para aquelas que ainda tem dificuldade em fazer o bom e clássico gatinho.

maquiagemiodice

Não podemos esquecer de mencionar também as makes de Patricia Vieira e Vitorino Campos que (polêmica) mostra a volta do branco para os olhos!

maquiagemvitorino

 

maquiagempatriciaSerá que essa moda pega novamente?

E para as bocas, a sensação Kylie Jenner de tons nudes continua! Beleza com pouco batom, como o desfile do A la Garçonne – que usou Barbecue da M.A.C -, ou gloss, tudo bem básico!

maquiagemalagarc%cc%a7onne

Tirando Amir Slama e Fernanda Yamamoto, que vieram com uma boca gótica, preta e matte (que amamos também)!

maquiagemamir

Assim como as roupas, as makes de passarela também não precisam ser copiadas literalmente  (mas se quiser pode e deve!), porém as makes dessa temporada mostraram que o glitter não se usa somente no carnaval e que podemos ousar mais no delineado.

Uma coisa muito legal também de acompanhar a beleza nos desfiles, é parar de  limitar os produtos somente para o fim deles! Lilly Sarti e Iôdice, por exemplo, usaram batom como blush e sombra!  Ou seja hypette, maquiagem não há limitações!!!!

Ps: glitter de make não é glitter de papelaria! Existem produtos específicos para isso (e dos mais variados preços!) Eles são bem fininhos e próprios para o uso da pele. Portanto, cuidado que o uso de glitters errados pode causar uma mega irritação.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS