#HypeThinking | StyleLikeU

Mãe e filha, Elisa Goodkind e Lily Mandelbaum acreditam que se vestir todas as manhãs é mais do que escolher um look, pode ser um ato de amor próprio. Para espalhar essa ideia e encorajar cada vez mais mulheres a aceitarem as suas individualidades, elas criaram o StyleLikeU.

stylelikeu

Tudo começou quando Elisa, que trabalhava como stylist há 20 anos, se sentiu frustrada ao perceber que a indústria da moda, que já havia sido sinônimo de autenticidade e transgressão, estava se tornando um canal para propagar status e ideais cada vez mais estereotipados de beleza. Ao mesmo tempo ela via Lily, que na época era adolescente, lutar profundamente com a percepção que tinha de seu próprio corpo, tendo sua auto-estima destruída por revistas como as publicações com as quais Elisa trabalhava.

Foi então que, em 2009, armadas de uma câmera nas mãos, elas lançaram a série Closets, vídeos sem grandes produções documentando o estilo de pessoas que desafiavam as regras da indústria da moda com originalidade e, principalmente, autoaceitação (a série está disponível online para quem quiser conferir!). Ficou claro para elas que estilo não tinha nada a ver com tendências, dinheiro ou imagens de street style revestidas por uma fachada de perfeição. O verdadeiro estilo é muito mais do que a roupa que vestimos, é um reflexo do que está por baixo delas.

stylelikeu
O manifesto do SLU para a revolução da autoaceitação

Para se aprofundarem nesse conceito, Elisa e Lily continuaram a documentar pessoas – anônimas ou não – em séries pensadas para subverter mitos de moda e de beleza. Umas delas é a “What’s Underneath Project”, em que os entrevistados são convidados a, literalmente, se despirem em frente às câmeras enquanto compartilham suas histórias. Cheios de honestidade, os vídeos mostram vulnerabilidades e dificuldades que acabam ficando escondidas embaixo de camadas de roupas. Em um deles, Jemima Kirke, a Jessa de “Girls”, falou sobre suas inseguranças e se sentir inadequada e insatisfeita com a vida mesmo depois de ter sido reconhecida como atriz e pintora (dá pra conhecer mais sobre os trabalhos dela aqui).

 

O site está repleto de conteúdos inspiradores que representam a beleza de pessoas que acabaram se encontrando quando decidiram abraçar as suas lutas individuais. Nas palavras das criadoras do StylelikeU, “descobrir uma sensação de liberdade e conforto em nossa própria pele”. E para que não restem dúvidas de que a revolução continua, este ano a dupla lançou um livro que no título já diz ao que veio, “True Style Is What’s Underneath: The Self-Acceptance Revolution”.

Fotos: reprodução/StylelikeU

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS