The Walled Off Hotel, o hotel de Banksy

Não é exatamente a vista que atrai o público para o novo projeto de Banksy, em Belém, mas ela não pode ser ignorada. Estrategicamente localizado em frente ao muro que Israel construiu no território que disputa com a Palestina, o The Walled Off Hotel (sim, um hotel!) nasceu como um statement político envolto, claro, em muita arte.

the walled off hotel

A última empreitada do artista britânico ganhou forma em uma parceria com dois amigos, Sami Musa e Dominique Petrin, e é o trio que assina as obras de arte que completam a decoração decadente do hotel. Foram 14 meses entre a concepção, o desenvolvimento e a reforma do espaço que possui um restaurante, um piano bar, um bookshop, quartos coletivos, privativos e também uma suíte presidencial.

the-walled-off-hotel-banksy-02

O hotel em si já é uma grande obra de arte em plena Palestina, mas o twist do lugar são os quadros, grafites e instalações espalhadas pelas paredes, pelo museu e pela galeria com exposições fixas, que reforçam o conceito artístico por trás do The Walled Off Hotel – o nome, vale dizer, faz referência à muralha que fica a poucos metros de distância e é uma brincadeira com o Waldorf Hotel de Nova York.

the walled off hotel

No site oficial do hotel, Banksy explica por que escolheu a região: “Este lugar é o centro do universo – cada vez que Deus vem à Terra parece acontecer perto daqui. A arquitetura e a paisagem são impressionantes, a comida deliciosa e a situação atual é notável e tocante. Este é um lugar de imenso significado espiritual e político – e muito bom falafel. Garantimos que você não ficará desapontado”.

the-walled-off-hotel-banksy-04

Em 2017 são completados cem anos desde que os britânicos assumiram o controle da Palestina e ajudaram a iniciar um século de muitos conflitos e segregação. As obras do The Walled Off Hotel são uma imersão nesse contexto e, como estamos falando de Banksy, algumas foram pensadas para causar desconforto, mostrando que o ativismo político do artista está mais vivo do que nunca.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS