Zaha Hadid + Charlotte Olympia

Há alguns dias o Zaha Hadid Design apresentou o resultado de uma parceria com a marca britânica de sapatos e acessórios Charlotte Olympia, uma colab que começou em 2015, mas acabou sendo interrompida após a arquiteta Zaha Hadid falecer no ano passado.

Zaha Hadid + Charlotte Olympia

Composta por um scarpin com plataforma e uma clutch transparente, a coleção carrega as formas esculturais que marcaram o estilo da arquiteta anglo-iraquiana, sem esquecer do glamour nostálgico com um toque kitsch da Charlotte Olympia.

Uma das arquitetas mais prestigiadas dos nossos tempos, Zaha Hadid deixou sua marca em projetos com estética futurista envoltos em formas orgânicas e revestidos por superfícies brilhantes. Seu currículo inclui construções emblemáticas mundo afora como a Vitra Fire Station em Weil Am Rhein, na Alemanha, a Cardiff Bay Opera House, no País de Gales, o 1000 Museum, considerado o edifício mais alto de Miami, o Museu Futurista dos Alpes e o Heydar Aliyev Center, no Azerbaijão (abaixo).

Heydar-Aliyev-Center-by-Zaha-Hadid_dezeen_ss_4

Além disso, ela recebeu o Pritzker Prize em 2004, bem como a Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres francesa, o Praemium Imperiale do Japão, o prestigiado Stirling Prize por dois anos seguidos, e em 2012 ela foi a primeira mulher a receber a Medalha de Ouro do British Architects Gold Medal, maior honraria da arquitetura do Reino Unido.

Zaha Hadid + Charlotte Olympia

Mas o trabalho dela foi muito além da arquitetura. Zaha Hadid colaborou com marcas como Chanel, Louis Vuitton e a brasileira Melissa, assinou projetos para a Serpentine Gallery, em Londres, a joalheria Georg Jensen e até projetou os cenários para uma turnê mundial dos Pet Shop Boys na década de 1990.

Zaha Hadid + Charlotte Olympia

Apesar de não ter conseguido concretizar muitas de suas ideias revolucionárias, por serem consideradas muito caras ou de difícil execução, como aconteceu com o projeto que sugeriu para o principal estádio das Olimpíadas de Tóquio em 2020, são inquestionáveis sua visão brilhante e sua contribuição para a arquitetura, uma área ainda dominada pelos homens.

Zaha Hadid + Charlotte Olympia

A colab Zaha Hadid + Charlotte Olympia acaba de ser lançada em edição limitada este mês, com preços entre 2.000 a 3.500 dólares. Para reforçar o estilo signature da arquiteta, as embalagens foram cuidadosamente pensadas com linhas e formas que fazem referência às suas criações. Quase peças de colecionador, os itens da coleção certamente são um belo tributo para perpetuar o legado de Hadid. Ah, e na galeria abaixo reunimos imagens de alguns dos projetos arquitetônicos mais memoráveis que levam a assinatura dela.

Fotos: reprodução

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

COMENTÁRIOS